Configurações de e-commerce no Google Tag Manager e Google Analytics

Esta explicação tem como objetivo lhe auxiliar na criação da configuração de tags para acompanhamento de métricar de conversão de e-commerce através do Google Analytics, com auxílio do Google Tag Manager.

Começaremos com o Google Tag Manager

1. Para iniciar, acesse a conta de seu projeto no Google Tag Manager e adicione uma Nova tag, clicando em "Adicionar uma nova tag" conforme mostrado abaixo.

2. Na janela modal que se abrir, clique no botão "Escolha um tipo de tag para iniciar configuração..." no bloco de "Configuração da tag".

3. Escolha a tag do tipo: Google Analytics: Universal Analytics

4. Caso não exista a configuração criada ainda, clique em Nova variável, caso contrário, pule para a etapa 6 deste manual.

5. Preencha os campos da nova variável conforme apontado abaixo, depois clique em Salvar para persistir essas informações no próximo passo. Não se esqueça de nomear sua variável no canto superior esquerdo, onde colocamos "Configurações do Google Analytics".

6. Confira os dados inseridos, aponte o Tipo de acompanhamento para: Transação e selecione em Configurações do Google Analytics, a variável criada na etapa anterior.

7. Agora vamos adicionar um tipo de Acionamento. Clique no botão correspondente a "Escolha um acionador para disparar essa tag..."

8. Clique no sinal de + no canto superior direito

9. Em Configuração do acionador, clique no botão correspondente a "Escolha um tipo de acionador para iniciar a configuração..."

10. Escolha DOM pronto para o tipo de acionador

11. Valide os dados conforme a tela abaixo e clique em Salvar no canto superior direito

12. Agora vamos adicionar um novo Acionamento. Clique no sinal de + no canto direito conforme a figura abaixo

13. Clique no sinal de + no canto superior direito

14. Em Configuração do acionador, clique no botão correspondente a "Escolha um tipo de acionador para iniciar a configuração..."

15. Escolha o tipo de acionador Evento personalizado dentro do bloco Outros

16. Prencha o Nome do evento com: orderPlaced e marque a opção Todos os eventos personalizados. Então clique em Salvar no canto superior direito

17. Confirme a configuração conforme a tela abaixo e clique em Salvar no canto superior direito

18. Agora para iniciar o processo de finalização, clique em Enviar no canto superior direito da tela

19. Preencha os dados sobre esta versão de publicação e clique em Publicar para finalizar as configurações dentro do Google Tag Manager

 

Agora é a vez das configurações dentro da sua conta do Google Analytics

1. Para iniciar, acesse a conta de seu projeto no Google Analytics e no menu da lateral esquerda você encontrará no final da lista de opções o item Administrador. Clique nele.

2. No bloco relacionado a Vista, procure e clique em Configurações do comércio eletrônico

3. Ative as opções Ativar comércio eletrônico e também Ativar relatórios de comércio eletrônico avançado. Na sequência, clique em Metas no menu de opções

4. Clique no botão relacionado a NOVA META

5. Preencha o Nome com o que desejar, selecione o Tipo: Destino e então clique em Continuar

6. Preencha os detalhes da meta como mostrado na figura abaixo e então clique em Salvar no fnal

Destino: Expressão regular
Valor: /checkout/thanks

Funil: Ativado

Etapa 1
Nome: Home
Página: ^/?$

Etapa 2
Nome: Produto
Página: ^/([a-z|0-9|A-Z|_-]+)/?$

Etapa 3
Nome: Carrinho
Página: ^/carrinho/?$

Etapa 4
Nome: Checkout
Página: ^/checkout/?$

Pronto, com todas as etapas seguidas, as configurações estão finalizadas e seus dados começarão a ser coletados corretamente.

Em caso de dúvidas, estamos sempre à disposição.